sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Conclusão e agradecimento

Tivemos o trabalho de confeccionar esse blog proposto com o intuito de nos fazer conhecer melhor a história das coisas que fazem ou fizeram parte do nosso dia-a-dia. Mesmo com a evolução da tecnologia, podemos perceber que mesmo as menores coisas tem uma importância enorme com o passar dos anos.

Agradecemos o desafio, pois agora temos muito mais noção de como as coisas aconteceram, como as coisas mudaram porque pessoas aceitaram os desafios e mudaram uma geração que veio dali em diante. Esperamos que o trabalho seja proveitoso para quem for lê-lo assim como foi para nós fazê-lo.


Muito obrigada,
Aline, Amanda, Angélica, Bruna, Carolina, Daniela e Débora Gräf.

Chapinha

                Engana-se quem pensa que a moda de alisar os cabelos é atual, essa mania existe há tempos. 


                A chapinha (também conhecida como piastra ou prancha modeladora) é uma ferramenta utilizada para alterar a estrutura do cabelo com a ajuda do calor. Existem dois tipos gerais de prancha modeladora: a que alisa e a que produz cachos.
                Em 1882, Erica Feldman começou a utilizar bastões aquecidos para alisar os cabelos, depois, Marcel Grateau foi creditado pela invenção da chapinha de cachos, no ano de 1890.
                Em maio de 1906, Simon K. Monroe patenteou uma chapa de dentes metálicos para alisar os cabelos. Depois, em dezembro de 1909, o engenheiro norte-americano Isaac K. Shero patenteou uma invenção no qual duas chapas planas eram prensadas sobre o cabelo. No entanto, a chapinha como conhecemos hoje foi inventada por Lady Jennifer Bell Schofield em 1912, que aperfeiçoou as invenções anteriores criando um instrumento feito de duas placas de ferro com uma dobradiça que era aquecida, alisando o cabelo.
            Anos mais tarde, as técnicas foram aprimoradas e mais recentemente foram criadas as chapinhas elétricas e de cerâmica, sendo acessível a todas as classes sociais, tendo preços e qualidades diferentes.

Amanda Lazzari

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapinha
http://www.brasilescola.com/curiosidades/origem-chapinha.htm
 http://cromossomosxx.blogspot.com/2009/10/descobri.html (imagem)