sábado, 6 de agosto de 2011

Semáforo

                Em uma adaptação moderna dos sinais de “siga” e “pare” das ferrovias, o primeiro semáforo foi instalado no dia 10 de Dezembro de 1868, em Westminster, Londres. O semáforo antigo possuía dois braços, movidos por cabos que estavam conectados a uma torre elétrica e luzes a gás verdes e vermelhas. Pouco tempo depois, em Janeiro de 1869, o semáforo explodiu e provocou a morte de um agente policial, sendo então, suspenso e evitado até 1914.

                Na cidade americana de Cleveland, em Agosto de 1914, tem-se a primeira nota de um semáforo de três cores. A invenção do semáforo elétrico e bicolor é atribuída a Lester Wire, um cientista inventor e policial de Salt Lake City, capital do estado de Utah, nos EUA.
                Garret Morgan criou o sistema automático de sinais de trânsito e acrescentou a terceira cor ao semáforo, em 1923, depois patenteando e vendendo seus direitos à GE (General Eletric).
                Em 1926, surge, em Londres, o que se conhece hoje por semáforo eletromecânico, onde surgiram as programações de controle do tráfego, que alteram o tempo de luz verde em certos períodos do dia, de acordo com o movimento de carros, motocicletas e pedestres.
                A luz vermelha significa que o tráfego de carros e motos está impedido.           
                A luz verde significa que o cruzamento está livre para a passagem dos pedestres.
                A luz amarela indica que o sinal está prestes a ser fechado para o tráfego de motores.

Bruna Henicka Pontin

Bibliografia:

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário