Em uma adaptação moderna dos sinais de “siga” e “pare” das ferrovias, o primeiro semáforo foi instalado no dia 10 de Dezembro de 1868, em Westminster, Londres. O semáforo antigo possuía dois braços, movidos por cabos que estavam conectados a uma torre elétrica e luzes a gás verdes e vermelhas. Pouco tempo depois, em Janeiro de 1869, o semáforo explodiu e provocou a morte de um agente policial, sendo então, suspenso e evitado até 1914.
Na cidade americana de Cleveland, em Agosto de 1914, tem-se a primeira nota de um semáforo de três cores. A invenção do semáforo elétrico e bicolor é atribuída a Lester Wire, um cientista inventor e policial de Salt Lake City, capital do estado de Utah, nos EUA.
Garret Morgan criou o sistema automático de sinais de trânsito e acrescentou a terceira cor ao semáforo, em 1923, depois patenteando e vendendo seus direitos à GE (General Eletric).
Em 1926, surge, em Londres, o que se conhece hoje por semáforo eletromecânico, onde surgiram as programações de controle do tráfego, que alteram o tempo de luz verde em certos períodos do dia, de acordo com o movimento de carros, motocicletas e pedestres.
A luz verde significa que o cruzamento está livre para a passagem dos pedestres.
A luz amarela indica que o sinal está prestes a ser fechado para o tráfego de motores.
Bruna Henicka Pontin
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