A ponte aérea Rio de janeiro – São Paulo foi inaugurada oficialmente em 6 de julho de 1959 com aviões Convair 240. Depois vieram varias outras aeronaves, mas as que fizeram maior sucesso foram os turboélices Electras II. Cinco deles chegaram ao Brasil em 1962. Eles foram vendidos pela American Airlines ao Consórcio Real-Aerovias, do comandante Lineu Gomes, um dos pioneiros da aviação comercial brasileira. Mas sua empresa teve problemas na hora de pagar e quem recebeu os aviões acabou sendo a Varing. Os Electras II foram substituídos por Boeings 737-300 em janeiro de 1992. Dos catorze aviões que operavam a linha, apenas um ficou no Brasil. Ele foi para o Museu Aeroespacial da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. Os outros treze foram vendidos para o Zaire, por preços que variam entre 700 mil e 800 mil dólares cada um. O modelo de ponte aérea criado no Brasil se internacionalizou e foi adotado por outros países.
Angélica Carniel
Bibliografia
Texto:
Duarte, Marcelo. O livro das invenções/ Marcelo Duarte – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Imagem:
http://www.google.com.br/imgres?q=ponte+a%C3%A9rea&um=1&hl=pt-BR&biw=1138&bih=528&tbm=isch&tbnid=AleR-sHb84-g-M:&imgrefurl=http://rafaellaghi.blogspot.com/2011/02/ponte-aerea-rj-sp.html&docid=tJ7ZIqwIFZzVKM&w=320&h=240&ei=j8VCTs3zJIXk0QH5o6DvCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=625&vpy=179&dur=402&hovh=192&hovw=256&tx=92&ty=97&page=1&tbnh=122&tbnw=154&start=0&ndsp=17&ved=1t:429,r:14,s:0
Nenhum comentário:
Postar um comentário