domingo, 7 de agosto de 2011

Locomotiva à Vapor



A primeira locomotiva a vapor a passar sobre os trilhos foi construída pelo engenheiro inglês Richard Trevinthick (1771-1833) em fevereiro de 1804. Foi fabricada para que o transporte de matéria prima, que na época eram basicamente os materiais obtidos por meio da mineração, se pudesse ser abreviado. Torná-lo mais rápido do que as simples charretes e carroças era o objetivo.
O protótipo, constituído de uma caldeira na horizontal apoiada por dois pares de rodas, se saiu muito bem em seu primeiro teste. A locomotiva foi capaz de puxar cinco vagões que juntos somavam 10 toneladas de ferro e cerca de 70 passageiros a uma velocidade de 8 km/h.
Porém, após a euforia, a máquina se mostrou defeituosa e implorava por melhoramentos. Caiu no esquecimento durante alguns anos, aos quais o transporte voltou a depender dos cavalos, até que o construtor inglês George Stephenson (1781-1848) que aperfeiçoou o invento e o pôs de volta nos trilhos.
Uma máquina agora mais desenvolvida, a locomotiva à vapor retomou seu lugar como transportadora principal, não só de matérias primas mas também de pessoas.

Débora Dalmas Gräf

Bibliografia

Texto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Locomotiva_a_vapor
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,302636,00.html

Imagem:
http://www.google.com.br/imgres?q=locomotiva+%C3%A0+vapor&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1138&bih=564&tbm=isch&tbnid=VRjjlWVPsuVgJM:&imgrefurl=http://redutodobucaneiro.blogspot.com/2010/04/blog-post.html&docid=cuvgmyyTBRG68M&w=800&h=410&ei=evQ-TsjPDM-1tweXuuWVAw&zoom=1&iact=hc&vpx=331&vpy=256&dur=444&hovh=103&hovw=200&tx=168&ty=92&page=1&tbnh=84&tbnw=163&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:6,s:0

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