sábado, 6 de agosto de 2011

Thomas Edison e a Invenção da Lâmpada Incandescente

O americano Thomas Alva Edison desenvolveu a primeira lâmpada de luz incandescente de sucesso comercial em 1879. Ele também forneceu os acessórios necessários como interruptores, distribuidores e dínamos.
Ao desenvolver a lâmpada elétrica, um dos principais desafios para Edison era detectar um filamento que permanecesse incandescente durante a transmissão da corrente elétrica. Resolveu cobrir os filamentos com um bulbo de vidro para isolar o oxigênio. Conclui o invento utilizando algodões carbonizados, o que possibilitou a luz por mais de 40 horas ininterruptas.
As Lâmpadas incandescentes funcionam através da passagem da corrente elétrica por um filamento de tungstênio que, com o aquecimento, gera a luz.
Quando a corrente elétrica passa no filamento, ele se aquece a uma temperatura próxima de 3.000 °C, assim, ele se torna incandescente e emite luz.
Para que o filamento não entre em combustão e não se queime, é retirado todo o ar atmosférico presente nas lâmpadas, sendo substituído por nitrogênio, argônio e criptônio.
Esta é uma lâmpada de baixo rendimento, gera muito mais calor do que luz. Em média, somente 5% da energia é transformada em luz.

Carolina Pradella

Bibliografia:
http://www.infoescola.com/curiosidades/invencao-da-lampada/
http://www.geocities.ws/saladefisica7/funciona/lampada.html
http://www.discoverybrasil.com/guia_tecnologia/marcos_tecnologia/lampada_incandescente/index.shtml

Imagem:
http://cs.i.uol.com.br/ultnot/2009/090831lampada.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário