Engana-se quem pensa que a moda de alisar os cabelos é atual, essa mania existe há tempos.
A chapinha (também conhecida como piastra ou prancha modeladora) é uma ferramenta utilizada para alterar a estrutura do cabelo com a ajuda do calor. Existem dois tipos gerais de prancha modeladora: a que alisa e a que produz cachos.
Em 1882, Erica Feldman começou a utilizar bastões aquecidos para alisar os cabelos, depois, Marcel Grateau foi creditado pela invenção da chapinha de cachos, no ano de 1890.
Em maio de 1906, Simon K. Monroe patenteou uma chapa de dentes metálicos para alisar os cabelos. Depois, em dezembro de 1909, o engenheiro norte-americano Isaac K. Shero patenteou uma invenção no qual duas chapas planas eram prensadas sobre o cabelo. No entanto, a chapinha como conhecemos hoje foi inventada por Lady Jennifer Bell Schofield em 1912, que aperfeiçoou as invenções anteriores criando um instrumento feito de duas placas de ferro com uma dobradiça que era aquecida, alisando o cabelo.
Anos mais tarde, as técnicas foram aprimoradas e mais recentemente foram criadas as chapinhas elétricas e de cerâmica, sendo acessível a todas as classes sociais, tendo preços e qualidades diferentes.
Amanda Lazzari
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapinha
http://www.brasilescola.com/curiosidades/origem-chapinha.htm
http://cromossomosxx.blogspot.com/2009/10/descobri.html (imagem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário