quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Satélite Artificial

Satélite artificial é um equipamento modular, com velocidade e altitude constantes, que fica na órbita da Terra ou de outro planeta. Pode ser visto como um veículo espacial e suporte de uma estrutura receptora e emissora.
Ele funciona através de sinais emitidos em sua direção. Então, ele os amplifica, converte e os reenvia através da cadeia emissora do satélite. Estes sinais são mandados às estações que operem com o mesmo sinal radioelétrico do satélite. São usados principalmente em pesquisas científicas e nas telecomunicações.
O primeiro satélite posto em órbita foi o Sputnik I, lançado pelos soviéticos em outubro de 1957, seguido pelo Sputnik II (1957) e o Explorer I (lançado pelos norte-americanos em 1958).
O Sputnik I foi resultado do trabalho do professor russo Konstantin Eduardovitch Tsiolkovsky, que escreveu os princípios matemáticos do vôo espacial, junto a engenheiros, liderados por Sergey Korolyev. Era uma esfera de alumínio de 58 cm de diâmetro e 83 kg, com dois pares de antenas flexíveis de 2,4 m e 2,9 m.

Carolina Pradella

Bibliografia:
http://www.brasilescola.com/fisica/satelites-artificiais.htm
http://www.astromador.xpg.com.br/satelite.htm
http://www.uranometrianova.pro.br/historia/hda/0004/sputnik.htm

Imagem:
http://www.brasilescola.com/upload/e/satelites%281%29.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário