sexta-feira, 5 de agosto de 2011

BIC - a líder mundial no ramo das esferográficas


                O Jornalista húngaro, László József Bíró, nascido no dia 29 de setembro de 1899 em Budapeste, foi o grande inventor da primeira caneta esferográfica, apresentando-a na Feira Internacional de Budapeste, na década de 1930.
                Na época em que trabalhava como jornalista na Hungria, Bíró percebeu que a tinta utilizada na impressão de jornais secava muito depressa, deixando o papel seco e livre de borrões. A partir daí, imaginou então criar uma caneta, utilizando o mesmo tipo de tinta. Entretanto, a tinta espessa não fluía de maneira regular, pois a mesma apresentava uma consistência muito grossa, não passando na ponta da caneta. Decorrente a esses motivos, Bíró teve então que projetar um novo tipo de ponta para a sua caneta. Juntamente com seu irmão György, um químico, resolveram fazer experimentos. Conseguiram-no através da montagem de uma pequena esfera na ponta. A inovação era prática: enquanto a caneta corria pelo documento, a esfera girava no interior do bico, coletando a tinta do cartucho e depositando-a sobre o papel; fazendo com que o reservatório vedasse, impedindo que a tinta secasse.
                Foi assim que nasceu a caneta esferográfica.
                Os irmãos Bíró, em 1938, patentearam a caneta na Hungria, na França e na Suíça, mas com o surgimento da Segunda Guerra, para fugir dos nazistas, eles mudaram-se para a Argentina, onde exigiram novamente a patente de sua caneta, em 10 de junho de 1943.
                Um dos primeiros clientes foi a RAF (Real Air Force) britânica. Pois, necessitavam de um novo tipo de caneta que não vazasse tinta em altitudes, nos aviões de caça. Foi o bom desempenho da esferográfica a elevadas altitudes que assegurou o que o nome Bíró se tornasse sinônimo de esferográfica, no Reino Unido.
                Em 1944, ao mesmo tempo em que produzia as primeiras canetas esferográficas para vender ao público, Bíró licenciou a patente do seu invento para o francês Marcel Bich.
                Bich fundou uma empresa para fabricar canetas esferográficas com o nome BIC. Modificou o design inicial de Bíró e implantou um processo de produção em massa que reduzia o custo das canetas por unidade. Isso permitiu que as canetas fossem vendidas a um preço muito baixo.
                Até hoje, a BIC é a líder mundial no ramo das esferográficas. 

Amanda Lazzari  

Bibliografia: 

http://www.historiadetudo.com/caneta.html
http://net.portalmie.com/2010/02/a-historia-da-caneta-esferografica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário