segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pílula Anticoncepcional



Desde os tempos mais remotos, as pessoas eram ensinadas rigidamente. E um dos ensinamentos que mais era levado a sério era "quanto mais filhos,melhor". Isso era passado de pai para filho, sempre. E embora nem sempre fosse isso o que o homem ou a mulher desejavam, havia uma pressão muito grande tanto da família quanto da sociedade para o casal ter muitos filhos. E como desrespeitar a família era errado e ser mal falado na sociedade era o fim do mundo, os casais 'obedeciam' a esse paradigma.
Com o tempo, a mentalidade das pessoas foi tornando-se cada vez 'melhor'. As pessoas começaram a parar pra pensar, começaram a entender que nem tudo que era dito devia ser obedecido e que as pessoas deviam sim ter vontade própria.Porém, as mulheres ainda dependiam dos homens para não engravidarem. As mulheres dependiam do fato de os homens usarem camisinha para prevenir a gravidez. E isso tinha que acabar.
Nos Estados Unidos, uma mulher se deu conta disse.
Margaret Higgins Sanger (1833-1966) em 1914, fundou a National Birth Control League dos Estados Unidos e, em 1916, abria em Brooklyn, Nova York, a primeira clínica para o controle da natalidade. A clínica foi fechada e sua fundadora presa por trinta dias. Margareth não se acovardou por isso: em 1921, fundava a American Birth Control League , sob cujo patrocínio se inaugurou o Sanger , uma nova clínica de Nova York, que não só sobreviveu como induziu o presidente da nova liga, James F. Cooper, a fundar uma companhia dedicada a fabricar diafragmas para mulheres, tornando-as independentes do fato de os homens usarem ou não preservativos.
Uma nova incursão da polícia fechou a clínica em 1929. Sua incansável atividade a levou, em 1951, a visitar o renomado biólogo da Fundação Worcester de Biologia Experimental, para pedir-lhe que investigasse as possibilidades de um contraceptivo, efetivo e seguro, para liberar as mulheres e as conseqüências da maternidade desordenada e irregular. Ele se chamava Gregory Goodwin Pincus (1903-1967), e tinha estudos de agricultura, completados com genética e fisiologia da reprodução na Universidade de Harvard. Havia conseguido induzir a primeira partenogênese, em coelhos da Índia, isto é, a reprodução sem concurso direto do macho.
A visita de Margareth Sanger, argumentando com cifras de sua larga experiência, causou tão profunda impressão em Gregory Pincus que este mudou radicalmente a orientação de seus estudos biológicos e,2 anos depois, investigava os efeitos esterilizadores dos hormônios esteróides nos mamíferos.
Após muitas pesquisas e parcerias, Pincus descobriu os estrógenos e progestógenos , derivados da progesterona que mais inibiam a ovulação, e deles saiu a pílula anticoncepcional. O lançamento da pílula ocorreu no início da década de 60, mais precisamente em 11 de maio de 1960. A empresa Searle começou a comercializar o Enovid, e abriu caminho para outros produtos do gênero.
A pílula foi liberada pela Food and Drug Administration (FDA), e só chegou ao Brasil em 1962.
Os primeiros ensaios, realizados em Porto Rico e Haiti, demonstraram sua eficácia. Uma larga série de modificações ocorreu desde então com sucessivos aperfeiçoamentos e correções dos efeitos secundários. O século XX havia reencontrado sua pílula reguladora da maternidade como uma de suas mais transcendentais invenções.
E até hoje a pílula anticoncepcional é usada por bilhões de mulheres, e tem inúmeras vantagens. Entre elas, vale a pena citar a regulação do período menstrual, a diminuição da tão dolorida cólica e da TPM (tensão pré-mestrual), a redução da acne (em alguns casos) além da contracepção.

Daniela Jaqueline Pranke

Bibliografia:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090410140402AASxAY2
http://www.felipex.com.br/invencoes03.htm
http://www.gineco.com.br/pilula-anticoncepcional
http://www.idealdicas.com/historia-da-pilula-anticoncepcional
http://mundoeducacao.uol.com.br/sexualidade/pilula-anticoncepcional.htm
http://www.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/340291/?noticia=OS+BENEFICIOS+DAS+PILULAS+ANTICONCEPCIONAIS

Bibliografia Imagens:

http://www.google.com/imgres?q=pilula+anticoncepcional+imagens&hl=en&sa=X&rlz=1I7RNRN_pt-BR&biw=1366&bih=566&tbm=isch&prmd=ivns&tbnid=EHPww-rmFLcf4M:&imgrefurl=http://www.wallstreetfitness.com.br/fique_por_dentro/artigo/5114/pilula-contraceptiva-para-os-homens-sera-uma-realidade/&docid=a38zbf0QsysXKM&w=250&h=187&ei=QnY_TvGlE8bv0gHv8sX9Aw&zoom=1&iact=rc&page=1&tbnh=133&tbnw=171&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:3,s:0&tx=24&ty=80

Nenhum comentário:

Postar um comentário