sábado, 6 de agosto de 2011

Cada vez menores



Foi um dos primeiros tipos de arquivos a comprimir áudio em que a perda de dados é quase imperceptível ao ouvido humano. A redução do tamanho do arquivo é de cerca de 90%, ou por outras palavras, a uma razão de 10:1 (10 para 1 do original). O método de compressão se baseia em estudos onde basicamente ele retira da música freqüências que a audição humana não conseguiria perceber devido as suas limitações. Após o surgimento do MP3 também foram desenvolvidos outros formatos tais como: WMA, WAV, OGG etc.
MP3 Player – Com o desenvolvimento das memórias flash e a incorporação de um chip decodificador de áudio tornou-se possível criar dispositivos que armazenassem dados e ao mesmo tempo reproduzissem arquivos de áudio, ou seja, os MP3 Players.
           Hoje, é comum encontrar, no comércio brasileiro, aparelhos com tela LCD chamados de "tocadores de MP4", o que sugere a compatibilidade com tal codec. Mas a maioria desses aparelhos é assim chamada simplesmente por reproduzirem vídeo, diferentes, pois, dos "tocadores de MP3", que só reproduzem áudio. Na realidade, quase todos esses aparelhos são incompatíveis com MP4, ainda que a palavra "mp4" esteja presente. O usuário é obrigado a converter seus filmes para o formato AMV ou outro formato similar de baixa resolução mediante programa específico. MP5, MP6, MP7, MP20, como "evolução" do nome mercadológico do MP3 (áudio) para MP4 (áudio e vídeo) usado nesses players, vários aparelhos são vendidos com as siglas MP5, MP6, MP7, etc., chegando até MP20. Porém essas siglas nada significam em termos de padrões de tecnologia, não existem codificadores Mp5, Mp12 ou similares. Um dos motivos do uso das siglas é o próprio marketing barato de vender uma suposta evolução de tocador de áudio/vídeo, mas com diversos incrementos como acesso a rede de telefonia celular, TV, câmeras digitais, Wi-Fi, entre outros recursos. Muitos desses tocadores possuem qualidade de imagem pior que o próprio padrão MP4 original.

 Aline Tomasel


Bibliografia: http://blogmultilaser.wordpress.com/2009/01/16/o-que-e-mp3-e-mp3-player/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mp4
Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ipod_5th_Generation_white.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário