domingo, 7 de agosto de 2011

Os avanços trazidos pela guerra


         Os avanços trazidos pela guerra ao longo dos séculos são inúmeros.  Conflitos em todo o mundo têm levado melhorias nos campos da medicina e transportes, e, inclusive, inspirou novas tecnologias. O Canadá tem contribuído definitivamente seu quinhão de avanços no campo militar, como dar ao mundo novos métodos de comunicação móvel e assim, ajudado a resolver problemas enfrentados na guerra. 

          Um exemplo desses avanços foi o G-Suit. Esta invenção foi criada por uma equipe liderada por Franks Wilbur da Universidade de Toronto em 1941, com a intenção de ajudar pilotos com os efeitos do G-forças. Quando um piloto é exposto a altas forças G, o sangue em seu corpo é empurrado para baixo, o que pode causar desmaios. 

         O G-suit mantinha bexigas cheias de água acondicionadas em torno das pernas do piloto, ajudando na constrição do fluxo sanguíneo para as extremidades e para diminuir as chances dos pilotos terem apagões durante o vôo.

         Outro exemplo foi o walkie-talkie, inventado em 1937 por Donald Hings. O walkie-talkie foi projetado para ajudar pilotos a se comunicarem durantes vôos a áreas remotas do Canadá.
 

          Em primeiro momento, não havia muita atenção remunerada à invenção Hings. Até que a guerra eclodir em 1939, quando de repente o walkie-talkie tornou-se uma tecnologia militar muito valiosa, passando a ser utilizado em batalhas militares.  

Amanda Lazzari

Bibliografia:

http://karoli.blogspot.com/2004/04/walkie-talkie.html
http://www.ehow.com/list_6881861_canadian-military-inventions.html
http://www.drdc-rddc.gc.ca/about-apropos/milestones-grandeetapes-eng.asp (imagem)
http://jpolasky.weebly.com/donald-l-hings.html (imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário