sábado, 6 de agosto de 2011

Redes Sociais

                O SixDegrees, em 1997, era o pontapé inicial para o crescimento e popularidade estrondosos que as Redes Sociais atingiram nos dias atuais. Esse foi o primeiro site criado com a possibilidade de se ter um perfil na internet, onde pudessem ser publicados contatos e a navegação por redes sociais alheias era livre. Apesar de muitos usuários, o SixDegrees fale três anos depois e encerra suas atividades.
                A partir do século XXI o número de redes sociais cresceu muito e muito rapidamente. Surgiram aí o Live Journal, Blackplanet, Fotolog e o Friendster, o qual é o que mais se assemelha com as redes sociais que temos hoje. Este não suportou o crescimento gradativo de usuários e acabou por frustrá-los, limitando suas atividades apenas as básicas.
                Em 2011, estima-se que o numero de usuários de internet do mundo seja de 1,6 bilhões, dos quais 80% já usam as redes sociais.
                O surgimento das redes sociais, no Brasil, aflorou em 2004, com a criação do Orkut, filiação do Google, rede social com mais de 67 milhões de usuários brasileiros. O Orkut foi idealizado pelo turco Orkut Büyükkökten, na época funcionário do Google. O MySpace, hoje com 250 milhões de usuários foi a primeira Rede Social a ser conhecida mundialmente.
                O Facebook surge em 2004, quando Mark Zuckerberg e mais dois amigos estudantes de Harvard lançam um site no intuito de colocar os estudantes em contato uns com os outros. O site, inicialmente foi nomeado TheFacebook, e logo espalhou-se por todo o campus de Harvard, tornando-se uma febre entre os alunos. Um mês após o lançamento, os três criadores expandiram os trabalhos às faculdades de Yale, Stanford e Columbia. Em 2005 o sistema já incluía estudantes de 800 universidades ao longo dos EUA, atingindo a marca de cinco milhões de usuários. Em 2010 lançou-se um filme chamado “A Rede Social”, contando detalhadamente a história da criação do Facebook.
                Hoje, encontra-se um numero enorme de Redes Sociais perambulando pela internet. O Windows Live Messenger, serviço de mensagens instantâneas e de vídeo; o Skype, serviço de vídeo imediato; o Twitter, um microblog capaz de transportar informações instantâneas; o Formspring.me, serviço de perguntas e respostas associadas a um perfil; entre outras várias associações, todas com a mesma função de unir as pessoas e mantê-las em contato mesmo que de longe.

Bruna Henicka Pontin

Bibliografia:

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário