segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Eletrocardiograma


No início do século XX, o mundo vinha a conhecer um equipamento e tanto: o eletrocardiógrafo. Uma máquina que causava uma impressão e tanto, fosse pelo seu tamanho ou o que era capaz de fazer. O protótipo do eletrocardiógrafo (que contrasta muito com os equipamentos modernos que temos hoje, mas que são todos aperfeiçoamentos do protótipo) foi desenvolvido pelo cientista holandês Willem Einthoven (1860-1927), após o mesmo obter sucesso nos estudos da fisiologia relacionados à atividade elétrica do coração humano.
O primeiro eletrocardiógrafo (um galvanômetro de cordas aperfeiçoado por Willem) tinha dimensões completamente expansivas. Tinha dimensões do tamanho de uma sala, pesava 270Kg além de necessitar da presença de cinco operadores para manusear a máquina. Nesse primeiro protótipo, o paciente nem mantinha contato direto com a máquina.
Embora seja difícil de imaginar um equipamento desses, é possível se ter uma leve ideia de como ele era. Bom, vou tentar ajudar você a imaginar a situação fazendo uma breve descrição dos primeiros exames.


O paciente imergia parcialmente seus antebraços e a perna esquerda em uma solução salina dentro de três grandes cubas, que estavam conectadas ao eletrocardiógrafo por fios. Esses três membros do paciente representavam os vértices do "Triângulo de Einthoven", onde no centro situa-se o coração. Se formos fazer uma comparação com o exame atual, veremos que são nesses mesmo lugares do corpo que são colocados os eletrodos que captam os registros elétricos do coração para as derivações dos membros do eletrocardiograma.
Por sua infinita contribuição na àrea da medicina, Willem Einthoven recebeu merecidamente o Prêmio Nobel de Medicina em 1924.

Daniela Jaqueline Pranke

Bibliografia:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061201075205AAH1Qk9
http://www.medcel.com.br/materia.asp?IdMateria=1458
http://www.palpita-me.org/node/127
http://pt.scribd.com/doc/248197/O-Invento-de-Einthoven
http://www.vivecor.com.br/eletrocardiograma.php

Bibliografia Imagens:

http://www.google.com.br/imgres?q=willem+einthoven&hl=pt-BR&gbv=2&biw=916&bih=566&tbm=isch&tbnid=AQteDEB1YQp_eM:&imgrefurl=http://protomag.com/assets/history-of-ecg&docid=_cyhcJXpj8FHlM&w=620&h=360&ei=ZW4_TonBM6ne0QGZn_DtAw&zoom=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário