segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Camisinha

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a camisinha é o método contraceptivo que é usado a mais tempo pelo homem. Ok, não com o material de que ela é feita hoje nem toda sua eficácia, porém, desde os tempos mais remotos o homem vem se prevenindo do modo que lhe é mais conveniente. Então, vamos abrir nossas mentes e descobrir como ocorreu a evolução da camisinha.
Na Ásia Antiga, usava-se um envoltório de papel de seda untado com óleo. No Antigo Egito os egípcios já usavam ancestrais de camisinhas não como anticoncepcionais, mas como proteção contra picadas de insetos (durante as caçadas, não no sexo). Elas eram feitas de tecido ou outros materiais porosos pouco eficazes como métodos anticoncepcionais.
Mas, durante a Idade Média, com a disseminação de doenças venéreas na Europa se fazia necessário a invenção de um método mais eficaz. Em 1564, o anatomista e cirurgião Gabrielle Fallopio (1523-1562) confeccionou um forro de linho do tamanho do pênis e embebido em ervas. Mais adiante, estes preservativos passaram a ser embebidos em soluções químicas (pretensamente espermicidas) e depois secados.
Já no século XVIII, o motivo da mudança da camisinha foi outro. O Dr. Quondam, alarmado com o número de filhos ilegítimos do rei Carlos II da Inglaterra (1630-1685), criou um protetor feito com tripa de animais. O ajuste da extremidade aberta era feito com um laço, o que, obviamente, não era muito cômodo, mas o dispositivo fez tanto sucesso que há quem diga que o nome em inglês (condom) seria uma homenagem ao médico.
A camisinha feita com tripa de animais seguiu sendo usada, até 1839, quando Charles Goodyear (1800-1860) descobriu o processo de vulcanização da borracha, fazendo-a flexível a temperatura ambiente. Porém, nessa época, os preservativos de borracha eram grossos e caros e por isto eram lavados e reutilizados diversas vezes.
As camisinhas de látex só surgiram em 1880 e daí evoluíram à medida que novos materiais foram desenvolvidos, adicionando novas formas, melhorando a confiabilidade e durabilidade.
Mas quem realmente foi responsável pela camisinha que conhecemos hoje foi Julius Fromm (1883-1945). Desde jovem, Fromm se interessava por química, sempre que podendo fazia cursos e se aperfeiçoava em sua àrea predileta.
Em 1914, Fromm saiu de seu antigo local de trabalho (uma fábrica de tabaco) e montou seu próprio negócio - a Israel Fromm, em Berlim, voltada para a produção e venda de perfumarias e artigos de borracha. Fromm tinha faro para os negócios e começou a se dar bem com a Israel Fromm. E depois de muitos anos utilizando a camisinha feita por Goodyear, desconfortáveis e cheias de costuras, Fromm desenvolveu uma nova camisinha:uma camisinha feita de látex,sem cheiro, sem costuras e muito mais confortável.
Como a Primeira Guerra Mundial estava em curso, os soldados frenquentavam os bordéis frequentemente. Com medo de uma nova dissiminação de doenças sexuais, muitos jovens soldados souberam da existência da camisinha e se obrigaram a aprender a usá-la. Além disso, como tudo era muito incerto em tempos de guerra, o governo se obrigou, embora com muita relutância, a aprovar o uso do preservativo para ter um controle maior da natalidade no país.
Em 1916, Fromm patenteou sua invenção e a batizou de Fromms Act e em 1922 começou a produção em massa. Como as coisas iam muito bem, com a liberação do uso do preservativo e tudo mais, Fromm pode abrir filiais. Seu produto estava tão conhecido que começou a ser chamado somente de Fromms.
A partir daí, o mundo virou adepto do preservativo, passando a usá-lo não só para se ver livre das doenças sexualmente transmissíveis, mas também para prevenir uma gravidez indesejada. Com o passar dos anos, as camisinhas vem adquirindo novos atrativos para serem diferenciadas umas das outras. O que vale ressaltar é que a função de todas elas é a mesma, não interessando a marca ou o modelo. Não importa qual for a de sua preferência, o que importa é que irá te proteger de coisas indesejadas.

Daniela Jaqueline Pranke

Bibliografia:

http://aninhasouto.blogspot.com/2011/02/mundo-curioso-invencao-da-camisinha.html
http://www.brasilescola.com/sexualidade/origem-camisinha.htm
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,2452408,00.html
http://www.efecade.com.br/index.php?categoria=163
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=130545
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI131974-EI1426,00.html

Bibliografia Imagens:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&gbv=2&biw=1366&bih=534&tbm=isch&sa=1&q=fromms+act&oq=fromms+act&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=3083146l3086541l0l3086781l10l9l0l5l5l0l336l336l3-1l1l0
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&gbv=2&biw=1366&bih=534&tbm=isch&sa=1&q=preservativo&oq=preservativo&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=38997l41798l0l42102l12l10l0l2l2l0l585l998l0.1.1.5-1l3l0

Nenhum comentário:

Postar um comentário