sábado, 6 de agosto de 2011

A peça que acabou mudando o guarda-roupa feminino


        Entre os inventos da moda do século XX, notabilizou-se a criação da minissaia. 
        A designer inglesa Mary Quant, que nasceu no dia 11 de fevereiro de 1934 foi uma estilista britânica, da década de 60, e considerada a grande responsável pela criação da minissaia, uma peça que aos poucos, acabou mudando o guarda-roupa feminino.
        As criações de Mary Quant inspiravam-se e destinavam-se essencialmente às tendências jovens, o que na altura, representou uma grande viragem no mundo da moda internacional, já que os costureiros da nomeada apostavam fortemente na alta-costura.


        Mary sempre gostou de moda. Desde sua juventude, criava e customizava suas próprias roupas. Aos poucos, vendo que suas peças faziam sucesso, Mary juntamente com seu marido, abriram uma loja, a famosa butique Bazaar – na King’s, em Londres -, onde em pouco tempo tornou-se o símbolo de vanguardas dos anos 60 e 70, tornando-se assim adaptada pelas “alas” mais conservadoras da sociedade européia.  Após a abertura da Bazaar, Quant abriu 150 filiais na Inglaterra, 320 nos Estados Unidos e milhares de pontos de venda no mundo inteiro.
        Um marco de grande importância do sucesso de Quant foi no ano de 1966, quando a rainha Elisabeth II a condecorou com a Ordem do Império Britânico, prêmio que ela recebeu vestindo mais uma de suas criações.
        Passados alguns anos, em 1994, aos 60 anos Mary Quant lançou uma coleção de acessórios e de cosméticos. “É para que ninguém me esqueça”, disse a estilista, ainda adepta de minissaias.
        A minissaia permanece até hoje como uma peça essencial no vestuário feminino. Por tudo isto, a história da moda e das invenções, não pode ser contada sem uma homenagem à estilista britânica.      
       
Amanda Lazzari
       
Bibliografia:

http://www.fashionbubbles.com/moda/a-invencao-da-mini-saia/
http://www.terra.com.br/istoegente/100mulheres/moda/quant.htm
http://www.infopedia.pt/$mary-quant
http://www.massademodelar.com/cultura/um-pouco-de-historia-os-anos-60/ (imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário