sábado, 6 de agosto de 2011

A história das herdeiras máquinas de escrever

                Sem dúvida, a impressora é um periférico muito útil e de extrema importância nos dias de hoje. Seus mecanismos proporcionam a impressão de documentos elaborados no computador - com letra, fonte, tamanho, tudo como desejado - com imensa rapidez e facilidade. Mas, é óbvio que nem sempre foi assim, as primeiras impressoras não tinham muitas funções e configurações personalizadas, como as de hoje. 

Então, vamos conhecer a história das herdeiras máquinas de escrever.

          A história da impressão, de fato, começa no século XV, com Gutenberg, que conseguiu transferir as letras para o papel com tipos móveis, ou seja, possibilitou uma maior produção de arquivos impressos. Essa técnica era extremamente lenta e sem tecnologia alguma. Cada palavra tinha que ser formada por inúmeras letras encaixadas lado a lado, o que não era um processo fácil e muito menos rápido.
        Depois disso, muitas técnicas foram aperfeiçoadas e atualizadas até chegar à primeira impressora de fato. A mesma surgiu em 1938, criada por Chester Carlson. A impressão era feita pelo processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras, um processo de reprodução muito lento, podendo levar horas para reproduzir uma única página.
        Já em 1953, foi criada a primeira impressora de alta velocidade (para a época), a mesma foi utilizada no UNIVAC – o primeiro computador comercial da história.




        Atualmente, as impressoras imprimem com definições altíssimas, velocidades incríveis, são totalmente automáticas e ainda criam objetos 3-D, dando assim mais velocidade e conforto ao homem. Mas, vale lembrar que essas tecnologias continuam se aprimorando e não tem limites para alcançar. 

Amanda Lazzari

Bibliografia:

http://www.gomaq.com.br/blog/impressao/as-primeiras-tecnologias-de-impressao
http://tecnologiaemsegundos.blogspot.com/2010/07/primeira-impressora.html (imagem)
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário