quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Escada rolante


                A ideia de criar uma escada rolante saiu da cabeça de dois norte-americanos, chamados Jesse W. Reno e George H. Wheeler no ano de 1892. Foi Reno quem patenteou a invenção, no dia 15 de março de 1892, e fez uma grande festa para mostrar sua mais nova criação no antigo píer de ferro em Coney Island, em Nova York, em 1896. 
                A tal escada rolante da época, era inclinada, construída com placas de madeira revestidas de borracha, para que os sapatos de quem a usasse ficassem firmes durante o trajeto. Um motor elétrico se encarregava de mover a escada e também o corrimão de borracha que era coberto por... pelúcia! A escada andava a uma velocidade de 2,5 quilômetros por hora, e apesar de todos esses “badulaques”, essa esteira rolante tinha uma coisa em comum com as atuais: as placas passavam debaixo de um pente nos dois lados da esteira.
                No mesmo ano da patente do Reno, George H. Wheeler patenteou no dia 2 de agosto a primeira escada rolante com degraus planos: ela não tinha aqueles pentes por onde os degraus entravam e saíam, e os passageiros tinham que utilizar uma entrada que ficava ao lado.
                 A ideia de Wheeler nunca foi construída, porém a patente foi comprada por Charles D. Seeberger em 1898. Ele aperfeiçoou o desenho da escada e a Companhia de Elevadores Otis resolveu construí-la em 1899
                 O publico, contudo só pôde desfrutar dos benefícios da escada de Seeberger em 1900, na grande Exposição de Paris. Mas como o que é bom, dura pouco, em 1901 ela foi levada de volta para os Estados Unidos, para ser instalada na loja de departamentos Gimbel’s, na Filadélfia, onde ficou até 1939.


                A escada rolante moderna, com degraus e mecanismo pente para embarque e desembarque, só apareceu no ano de 1921.

Amanda Lazzari

Bibliografia:

http://www.canalkids.com.br/tecnologia/vocesabia/maio02.htm
http://www.multelev.com.br/sites/curiosidades.htm (imagem)

Um comentário: