domingo, 7 de agosto de 2011

Plástico: uma das invenções mais geniais que existe


           A garrafa de refrigerante. O pote de iogurte. A embalagem da revista. A sacola do supermercado. A touca de banho. O tubo de pasta de dentes. O mouse. O teclado. O chip.


            Ufa! Será que quando o inglês Alexander Parkes inventou o primeiro plástico, em 1862, ele imaginou que o produto recém inventado iria chegar tão longe? Bem provavelmente, não. Na época, o plástico era um tipo de material orgânico à base de celulose, que ele chamou de “Parkesina”.  Quando aquecido, ele podia ser moldado em diversas formas. Aí, era só esperar a “mistura” esfriar, e o plástico endurecia na forma desejada.
         Somente 20 anos depois da invenção do plástico, foi que ele se popularizou, esse notório, deve-se a descoberta da baquelita. O material tem este nome por causa de seu criador, o químico belga Leo Baekeland. Ele descobriu, quase sem querer, um tipo de cola artificial que vira plástico. Após isso, a baquelita tomou o lugar de outros materiais mais caros, como por exemplo: pedra, madeira e metal.

O que aconteceu a partir daí, foi à invasão do plástico em nossas vidas!

          Sem dúvidas, o plástico é uma das invenções mais geniais que existe. E, hoje em dia, está em todos os lugares.Isso é bom, pois o plástico é considerado um material leve, limpo e inquebrável. Porém, não devemos comemorar tanto assim. O plástico é também considerado uma das maiores fontes de lixo hoje no planeta. 


         Então, para não juntar tanto lixo, nada melhor que ter a consciência que o meio ambiente precisa da nossa ajuda, e reciclar. 

Amanda Lazzari

Bibliografia:

http://www.canalkids.com.br/tecnologia/invencoes/plastico.htm
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/AlexxPar.html
http://ciencia.hsw.uol.com.br/plastico1.htm
http://www.cognitivus.com.br/site/areas-do-conhecimento/materiais-plasticos/glossario/ (imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário