sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Einstein e a bomba atômica

                No ano de 1939, mais precisamente no dia 2 de agosto, Albert Einstein escreveu uma carta ao então presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt,  a cerca da possibilidade da criação de uma bomba configurada a partir de uma cadeia de reações em uma grande massa de urânio, a conhecida bomba atômica.
                Einstein dizia em sua carta que “nos últimos quatro meses tornou-se provável – através do trabalho de Joliot, na França, bem como de Fermi e Szilard, nos EUA – que seja possível desencadear, numa grande massa de urânio, uma reação nuclear em cadeia, que geraria grandes quantidades de energia e porções de novos elementos com propriedades semelhantes às do elemento rádio”. Dizia ainda que essa reação permitiria a construção de bombas ao passo que “um único exemplar desse tipo, levada por um navio ou detonada em um porto, poderia destruir todo o porto junto com uma grande área ao seu redor”.
                Einstein tinha pressa e pedira a Roosevelt que o programa nuclear começasse o mais rápido possível.  O presidente, por sua vez, reuniu cientistas, engenheiros, militares e funcionários do governo para juntos criarem o Projeto Manhattan, do qual o objetivo final era produzir a bomba atômica. 
                Esse projeto custou aos cofres públicos mais de 2 bilhões de dólares, para a construção de 37 laboratórios especiais para a realização de pesquisas, em 19 estados.  
                No dia 6 de agosto de 1945, o avião norte-americano Enola Gay lançou a primeira bomba atômica já usada em uma guerra sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, matando cerca de 140 mil pessoas. Passados três dias, foi a vez de Nagasaki ser atingida, deixando cerca de 75 mil pessoas mortas.


 
                Hoje, apesar da existência do Tratado de não proliferação Nuclear, assinado no ano de 1961, vários países ainda têm interesse construção de armas nucleares para se fortalecerem politicamente e militarmente.

Amanda Lazzari

Bibliografia:

http://www.brasilescola.com/fisica/einstein-bomba-atomica.htm
http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/ (imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário