sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Microprocessador


O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções. O microprocessador moderno é um circuito integrado formado por uma camada chamada de mesa epitaxial de silício, trabalhada de modo a formar um cristal de extrema pureza, laminada até uma espessura mínima com grande precisão, depois cuidadosamente mascarada por um processo fotográfico e dopada pela exposição a altas temperaturas em fornos que contêm misturas gasosas de impurezas. Este processo é repetido tantas vezes quanto necessário à formação da micro arquitetura do componente.
Responsável pela execução das instruções num sistema, o microprocessador, escolhido entre os disponíveis no mercado, determina, em certa medida a capacidade de processamento do computador e também o conjunto primário de instruções que ele compreende. O sistema operativo é construído sobre este conjunto.
O próprio microprocessador subdivide-se em várias unidades, trabalhando em altas freqüências. A ULA(Unidade Lógica Aritmética), unidade responsável pelos cálculos aritméticos e lógicos e os registradores são parte integrante do microprocessador na família x86, por exemplo.
Embora seja a essência do computador, o microprocessador diferente do micro controlador, está longe de ser um computador completo. Para que possa interagir com o utilizador precisa de: memória, dispositivos de entrada/saída, um clock, controladores e conversores de sinais, entre outros. Cada um desses circuitos de apoio interage de modo peculiar com os programas e, dessa forma, ajuda a moldar o funcionamento do computador.

 


Aline Tomasel



Imagem: http://www.google.com.br/imgres?q=microprocessador&hl=pt-BR&client=firefox-a&sa=X&rls=org.mozilla:pt BR:official&biw=1280&bih=851&tbm=isch&prmd=ivns&tbnid=QKDtm0v1QLindM:&imgrefurl=http://www.di.ufpb.br/raimundo/PCaFundo/cpu/mp.htm&docid=Ci6Q3iRP1sBpfM&w=499&h=296&ei=oos8TpD3AsK3tgfS57XzAg&zoom=1&iact=hc&vpx=357&vpy=149&dur=1206&hovh=173&hovw=292&tx=155&ty=89&page=1&tbnh=131&tbnw=221&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:1,s:0


Nenhum comentário:

Postar um comentário