segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fim da Dor, UFA!

Imagine que você fosse médico no ano de 1800, quando a invenção sobre a qual falarei logo a seguir ainda não tivesse sido inventada. Imagine-se no meio de um procediemento cirúrgico,uma amputação por exemplo, e devido a não aguentar de tanta dor, seu paciente morre sem você nem ter conseguido completar o precedimento. Ou o que você faria se segundos antes de você começar a cirurgia, seu paciente simplesmente saísse correndo da mesa de cirurgia por estar morrendo de medo de sentir dor. Olha, vou ser sincera. Se eu fosse um paciente, eu iria dar no pé antes da cirurgia começar. Afinal de contas, quem quer sentir dor? Ninguém.
Enfim, era isso que os pacientes que estavam destinados a fazer uma cirurgia faziam em meados de 1800 antes da invenção da tão amada anestesia. Isso mesmo, amada. No ano de 1846, o dentista americano Thomas Green Morton (1819-1868), pela primeira vez, usou o éter para realizar uma cirurgia, na cidade de Boston, Estados Unidos. Esse evento foi realizado no auditório do Massachusetts General Hospital, e mesmo Thomas Morton sendo dentista, ele estava presente para mostrar o resultado de todas as suas experiências:o inalador de éter.
Morton só idealizou esse inalador após anos de experiências usando éter inalado para realizar extrações dentárias sem a tão temida dor. Como obteve sucesso nas suas pequenas cirurgias dentárias, Morton pensou o quão glorioso seria obter esse mesmo efeito em cirurgias de grande porte. Por isso, pediu autorização para realizar uma experiência com o inalador de éter em uma cirurgia de grande porte. O paciente foi um jovem de 17 anos chamado Gilbert Abott, com um tumor no pescoço. No auditório do Hospital de Massachusetts, juntamente com o cirurgião John Collins Warren, Morton participou cirgurgia que foi a primeira experiência concreta de uso de anestesia geral, que foi um sucesso.
Morton sempre tentou buscar um anelgésico que conseguisse anestesiar seus pacientes, mas sem causar-lhes qualquer tipo de dano. E ao consultar um antigo professor de química, o mesmo lhe sugeriu o éter sulfúrico. Morton o experimentou e o sucesso foi imediato. Depois, bastou criar o inalador de éter para ter dado um grande passo na àrea médica.
Embora tenha sido Morton o idealizados do inalador de éter, o primeiro passo em direção à descoberta de como anestesiar pacientes foi dado por Joseph Priestley, em 1773, com a descoberta do dióxido de nitrogênio.

Daniela Jaqueline Pranke

Bibliografia:

http://www.bluenet.com.br/saga/historia.htm
http://www.felipex.com.br/invencoes03.htm
http://www.infoescola.com/medicina/historia-da-anestesia
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-24442009000400001&script=sci_arttext
http://www.xtimeline.com/evt/view.aspx?id=315122

Nenhum comentário:

Postar um comentário