quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Câmera Fotográfica e a Fotografia

                Após oito horas de trabalho, Joseph Nicéphore Niépce, em 1827, obteve a primeira fotografia, consistida de uma lâmina de estanho e feita com a luz do Sol, a imagem explanava parte de um celeiro e uma árvore. Anos depois, em 1829, passou a trabalhar com um amigo, Louis Jacques Mandé Daguerre, que em 1841, deu início a primeira câmera fotográfica.
A vista de Niépce em seu primeiro trabalho.
                Com a origem no nome de seu criador, o “Daguerreotype” requeria um tempo estimado em trinta minutos de exposição da imagem a luz, impedindo, assim, que ela desaparecesse. A câmera de Daguerre era formada por uma lâmina de cobre polida, recebida de um banho de iodo, que fazia com que ficasse sensível a luz. Após, a lâmina era colocada em uma caixa de madeira com uma lente, para que a imagem fosse finalmente captada. Depois do processo, a placa era “revelada” com mercúrio quente, fazendo a imagem aparecer. Para ser fixada, a placa passava por outro banho, agora de tiosulfato de sódio.
                Nos dias atuais, a introdução da tecnologia tem mudado muito os parâmetros da fotografia, tornando as câmeras muito menores e a preços muito mais acessíveis, deixando, assim, o acesso a “arte com a luz” muito mais fácil para todos os tipos de pessoas.
                A fotografia nos trouxe como bem o poder de eternizar momentos, de trazer lembranças de bons amigos, de nos fazer viajar no tempo e refletir sobre como o avanço da tecnologia agrupado aos inventos criados traz benefícios diários, que muitas vezes não percebemos.

Bruna Henicka Pontin

Bibliografia:

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário