segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Avião

                A vontade de voar vem inserida no cérebro humano desde os tempos mais remotos. Várias formas e ideias foram estudadas em tese, inclusive sendo encontrado um protótipo de avião desenvolvido por Leonardo Da Vinci no século XV.
A primeira forma de voo foram os balões, sendo mais leves que o ar. A intenção dos estudiosos era criar um projeto que fosse mais pesado do que o ar, mas também que fosse viável para ser posto em prática. Em 1883, John Montgomery desenvolveu um planador, porém, este era incapaz de realizar voos sem a força do vento.
O avião, corretamente falando, foi criado somente no inicio dos anos 90. E então surge uma das maiores polemicas da história das invenções: Santos Dummont ou os Irmãos Wright? Escreve-se que, em 1903, Orville e Wilbur Wright colocaram no ar o avião pela primeira vez. Porém, com o auxilio externo de uma catapulta, para dar o impulso inicial para o primeiro voo em um avião da história. Em 23 de Outubro de 1906 ia ao ar o 14Bis, criado por Dummont, que, em seu primeiro voo percorreu apenas 60 metros. O nome de Pai da Aviação é dividido entre os Wright e Dummont, sendo Dummont mais reconhecido no Brasil e na França.
Após os confrontos da Primeira Guerra Mundial, a aviação passou por grandiosos avanços tecnológicos. Em 1919, foi realizada a primeira travessia transatlântica sob um avião. Em 1927, Charles Lindbergh cruzou o Oceano Atlântico num voo sem escalas. Na década de 1940 a turbina a jato para aviões militares já estava em uso.
Hoje, aviões são usados minuto a minuto, transportando pessoas e cargas numa velocidade e tecnologia incríveis, que, quem quer que seja nomeado o Pai da Aviação pode sequer ter imaginado.


Bruna Henicka Pontin

Bibliografia:

Créditos de imagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário