quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fax

A ideia de transmitir documentos através de linhas telefônicas foi patenteada por Alexander Bain (1818-1903) em 1843. Porém somente em 1926 o primeiro protótipo foi construído em um dos inúmeros Laboratórios Bell. Esse magnífico dispositivo começou a ser produzido em escala industrial somente na década de 1970, sendo que os primeiros comportavam em seu interior um cilindro metálico e um fotossensor, que continha uma lente e uma luz. Esse fotossensor conectava-se a um braço mecânico e à medida que o cilindro (com uma folha de papel impressa) girava o fotossensor era capaz de focalizar uma pequena parte da folha de papel. O processo se repetia até que o fotossensor tivesse registrado todo o conteúdo da folha, e assim, pudesse enviá-lo através das linhas telefônicas.
Os aparelhos de fax mais modernos são dotados de um scanner, que transforma o conteúdo impresso em um arquivo digital, de um modem, que por sua fez converte-os em impulsos elétricos, e por final de uma linha telefônica, responsável por enviar as informações a um segundo aparelho.
Na hora de converter os impulsos elétricos, os primeiros aparelhos utilizavam de uma técnica bem simples: A diferença de frequência.  Por exemplo, quando o aparelho identificava frequência 1500 Hz, a cor impressa era branca, já 1100 Hz, a cor seria preta.
Nos aparelhos mais recentes a técnica utilizada é o código binário. Número 0 para a cor branca e número 1 para a cor preta. O processo de impressão do documento quando os dados chegam ao receptor é o mesmo, porém em ordem inversa. Os impulsos elétricos que chegam são convertidos em arquivos digitais pelo modem, que transmite esses dados para uma impressora que por sua vez codifica-os e por fim imprime-os.
Os aparelhos de fax ganharam destaque no mercado por serem fáceis de manusear, simples e rápidos. Hoje, em escritórios, laboratórios, hospitais ou empresas de qualquer tipo, você pode facilmente encontrar um.

Débora Dalmas Gräf

Bibliografia

Texto:
http://www.mundomax.com.br/blog/tag/a-historia-do-fax/

Imagem:
http://www.google.com.br/imgres?q=fax&um=1&hl=pt-BR&tbm=isch&tbnid=3Hu7ZtNF631eJM:&imgrefurl=http://www.educa2.madrid.org/web/centro.ies.goya.madrid/contacto&docid=Kmg_H5pcSBHGOM&w=378&h=294&ei=cy83TqieG8TagQeFxYmLAg&zoom=1&iact=rc&dur=294&page=2&tbnh=120&tbnw=154&start=18&ndsp=18&ved=1t:429,r:12,s:18&tx=96&ty=75&biw=1138&bih=564

Nenhum comentário:

Postar um comentário