quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dirigível

No século XVIII, dois irmãos franceses, Jacques Etienne (1745-1799) e Joseph Montgolfier (1740-1810) inventaram o balão de ar quente, que foi o precursor do dirigível. Embora houvesse a ocorrência de vôos tripulados, os balões não tinham como ser controlados ou guiados de alguma forma, mas sim se curvavam à vontade dos ventos. Por isso, os pesquisadores tiveram de achar uma forma de conduzir essas estruturas que podiam levar o ser humano a uma altitude elevada.
Henri Giffard
Henri Giffard (1825-1882) foi quem construiu o primeiro dirigível motorizado, em 1852. O dirigível (nome dado ao balão de ar que finalmente podia ser conduzido) em forma de charuto possuía 44 metros de comprimento e sua bolsa de ar era preenchida com gás. Sua hélice era movida por um motor a vapor com potência equivalente a 2,2 kW.
Mais tarde, em 1900, o Conde Alemão Ferdinand Von Zeppelin (1838- 1917) inventou o primeiro dirigível rígido. Este possuía 123 metros de comprimento e 12 metros de diâmetro preenchidos por uma estrutura de apoio metálica que continha bolsas de borracha cheias de gás oxigênio. Os dirigíveis rígidos são comumente chamados de Zeppelins em homenagem ao seu inventor, sendo o mais famoso da história dos Zeppelins o HindenBurg, conhecido por ter sido destruído em um incêndio, em 1937, durante o pouso na cidade de LakeHurst em Nova Jersey, Estados Unidos.

Débora Dalmas Gräf

Bibliografia

Texto:
http://viagem.hsw.uol.com.br/dirigiveis4.htm

Imagem:
http://www.google.com.br/imgres?q=Henri+Giffard&um=1&hl=pt-BR&sa=N&tbm=isch&tbnid=UhW7p_2BT4hauM:&imgrefurl=http://aboutfacts.net/History13.htm&docid=CWk0IJwjxFFkOM&w=1800&h=1233&ei=74A5TrfYAdS20AGBlIzhAw&zoom=1&iact=hc&vpx=494&vpy=98&dur=1437&hovh=186&hovw=271&tx=144&ty=123&page=1&tbnh=140&tbnw=187&start=0&ndsp=17&ved=1t:429,r:2,s:0&biw=1138&bih=564

http://www.google.com.br/imgres?q=Henri+Giffard&um=1&hl=pt-BR&sa=N&tbm=isch&tbnid=1NLqwzzjWFdbpM:&imgrefurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Henri_Giffard.jpg&docid=pe1H4WqRCK2BMM&w=1024&h=1396&ei=74A5TrfYAdS20AGBlIzhAw&zoom=1&iact=hc&vpx=917&vpy=67&dur=462&hovh=257&hovw=189&tx=161&ty=187&page=1&tbnh=140&tbnw=127&start=0&ndsp=17&ved=1t:429,r:5,s:0&biw=1138&bih=564

http://www.google.com.br/imgres?q=Ferdinand+Von+Zeppelin&um=1&hl=pt-BR&sa=N&tbm=isch&tbnid=9D0N3ShFMO7gSM:&imgrefurl=http://www.sfu.ca/~howardc/delta/overview/overview.htm&docid=ORWzukLh1_QeuM&w=532&h=303&ei=5YI5TrjqL6bz0gG55bzMAw&zoom=1&iact=rc&dur=242&page=1&tbnh=101&tbnw=178&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:10,s:0&tx=153&ty=61&biw=1138&bih=564

Nenhum comentário:

Postar um comentário